Se por um lado a Microsoft é lider em vendas de computadores, com 90% do market share, poderiamos dizer que em "movimento" ela só vê suas experiencias fracassarem. Só no último ano a empresa de Bill Gates perdeu 1/3 do mercado. Antes tinha 11% agora possui apenas 7,9% segundo a Gartner Technology Business Research Insight.
Por outro lado, a Apple pulou de 12,9% para 17,1% e a RIM, fabricante dos telefones BlackBerry saiu dos 16% para 20,8% do bolo. Parece que o problema da Microsoft tem nome e ele se chama: IPHONE.
O telefone da apple mudou a relação das pessoas com o telefone celular ao corresponder expectativas e necessidades dos consumidores. Além disso, estimulou o mercado para os desenvolvedore e expandiu as possibilidade de utilização dos celulares com a sua Apple Store. O mercado teve que se mexer, se reposicionar e enfrentar da forma rápida a pequena revolução liderada por Steve Jobs. E não vamos falar de android...
A pergunta é a seguinte: Porque a Microsoft não conseguiu fazer com os seus celulares o que fez com seus computadores?
A primeira resposta vem dos próprios desenvolvedores, que não se sentem atraídos pela plataforma WM. Já no caso do Iphone, tudo parece mais fácil e intuitivo. A segunda resposta, talvez esteja no foco. Enquanto o Iphone esta chegando a sua 3 versão consolidada eu realmente nao saberia dizer quantos aparelhos ja existem no mercado com o sistema WM. Mas são muitos, e com muitas versões, o que realmente dificulta a padronização de um desenvolvimento.
Equilibrio entre o mercado corporativo e usuarios tradicionais, menos segmentacao já seria um ótimo new begginig para a Microsoft.
Esta reportagem foi originalmente publicada
pela revista WIRED, by Brian X. Chan
pela revista WIRED, by Brian X. Chan
Voce pode conferir no CNNTech
Nenhum comentário:
Postar um comentário