terça-feira, 17 de novembro de 2009

MOBILE MARKETING FORUM / Los Angeles 09



Futuro, tendencias, criatividade, inovacao, ousadia, midia mix. Tudo junto, misturado e cada vez mais agressivo. Estas sao palavras de ordem quando se busca fazer negocios de qualidade. Modelos publicitarios que expandiram para web e agora chegam ao seu formato movel, aumentam as possibilidades de promover ideias e campanhas. A ultima edicao do ano dos Foruns realizados pela Mobile Marketing Association, trouxeram otimas certezas para novas discussoes. Nos estivemos por la e acompanhamos tudo de pertinho.



A primeira delas, talvez seja a de que este ano foi a vez do Mobile no mundo. A expectativa do mercado com o sistema operacional android lancado pelo Google. A aposta nas lojas virtuais de aplicacoes destinadas a diversos sistemas operacionais, a forca das campanhas que utilizam SMS, o crescimento do acesso a mobile web, o aumento na venda de smartphones. Nao sao tendencias, mas sim uma realidade indiscutivel e consistente.

A apresentacao feita por Louis Gump, VP Mobile da CNN, mostrou modelo de negocio atraves de aplicacoes lancadas para Iphone na Apple Store. Tiveram duvidas sobre se cobrariam por uma delas, e ao final de muitas discussoes resolveram se posicionar oferecendo um conteudo diferenciado, consistente e colaborativo. A app foi cobrada e muito bem aceita pelo publico.

Em geral 50% das decisoes sobre marketing de grandes empresas americanas ja apresentam mobile no seu plano de midia. E 67% dos norte americanos pagariam por uma boa aplicacao para celular. Outros numeros interessantes mostram que para cada crianca nascida, 15 telefones celulares sao comprados. Por dia sao enviadas mais de 4Bilhoes de SMS, enquanto no Google se faz 304M de pesquisas no mesmo periodo. O publico que mais consome esta tecnologia esta entre homens de 18 a 24 anos. Impressionante, certo?

Agora, o dever eh mostrar ao mercado publicitario maneiras relevantes de incorporar o celular a suas campanhas. And this Is just the beginning...

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