terça-feira, 24 de agosto de 2010

MOBILE SITE OU APLICATIVO? O QUE É MELHOR?

Qatar Airways lançou este mês uma versão "tunnada" do seu site mobile e levantou mais uma vez a questão sobre "porquê?" priorizar o desenvolvimento da web móvel. A companhia do Oriente Médio, criou um novo serviço em conjunto com uma empresa especialista em conteúdo móvel, oferecendo aos passageiros uma série de possibilidades.

Os clientes podem fazer check-in, exibição de status de vôo, selecionar lugares de partida, bem como obter informações sobre os serviços e as companhias aéreas. Como a maioria dos sites para celular, o navegador é automaticamente detectado, de modo a funcionalidade e o tamanho da tela é otimizado para o celular.



A Qatar Airways optou pelo serviço durante o desenvolvimento de outros tipos de check-in e ferramentas de passageiros, vangloriando-se que o sistema funciona ", sem a necessidade de download de um aplicativo".

Isto nos leva a uma pergunta interessante, e que muitas companhias aéreas e outros fornecedores de viagens e serviços, sem dúvida, devem estar lutando para definir em suas estratégias de mobilidade:

Quais são as vantagens da versão de um site móvel para um aplicativo específico?

Para alguns, serão os custos de desenvolvimento e a dificuldade de contemplar o maior número de aparelhos e usuários. Já que um aplicativo de iphone, por exemplo, roda apenas em Iphones. Para isso uma versão móvel talvez seja o mais indicado.

Neste caso o "algo mais" o "valor agregado", deve ser um adicional dos aplicativos que também irão oferecer as soluções do mobile site. O mais importante é definir metas e objetivos para a ferramenta escolhida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário