terça-feira, 11 de agosto de 2009

MOBILE WHAT?

QUE LINGUA O MERCADO ANDA FALANDO?
A grande maioria dos sites e blogs que falam sobre mobilidade, mobile marketing, celular e afins, discursam para si ou para o mercado. LA, PIN CODE, API, ON DECK OFF DECK, e ai vai uma extensa lista de nomenclaturas que definem uma iniciativa que utiliza o celular como ferramenta de promoção.



Para as coisas acontecerem, para que as verbas de propaganda comecem a ser destinadas ao segmento MOBILE, é preciso o seguinte: Pegar pela mão do MERCADO, AGÊNCIAS de PUBLICIDADE, CLIENTES e principalmente as PESSOAS e mostrar para eles COMO TUDO FUNCIONAM!

O QUE É:

SMS
APLICATIVO
JAVA

BLUETOOTH
(como funciona e como ligá-lo)
MOBILE SITE
CONTEÚDO
(parece fácil, mas é difícil. Não da pra jogar coisas da WEB e da TV pra dentro de um celular. Celular precisa de conteúdo de celular, pensado e feito para celular)

Quem faz um trabalho muito legal na web é o site MobilePedia. Sempre com ótimos cases, referências, listas de agências e integradoras. O espaço também oferece um glossário com informações relevantes e esclarecedoras sobre o mercado mobile.



Mas não é só na internet que se fala de Mobile, eventos como TelaVivaMóvel e Mobile + que acontecem em São Paulo, também fazem o seu papel. A "evangelização" do mercado como alguns gostam de destacar, consiste em trazer representantes de todas as areas para contar "causos" que deram certo. É interessante.

Em uma entrevista recente do ex diretor da MMA na América Latina, Terence Reis, ele acredita que clientes e agências estão apenas em busca de entender como o uso do celular pode contribuir para seus objetivos específicos.



A verdade é que anda tudo muito embolado entre o entender, praticar e apostar. Mas uma coisa é certa, vamos parar de falar a lingua do "P" e começar a falar a lingua da Dona Maria. Você acha que OBAMA se elegeu porquê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário